quarta-feira, 10 de maio de 2017

Higiene Natural

Lembram-se de ontem eu ter dito que hoje vinha falar de um outro assunto sobre o qual ando a pesquisar e que tinha a ver com a higiene da bebé?
Pois bem, esse tema é a Elimination Comunication ou Higiene Natural e consiste em colocar os bebés no penico logo bebés, com poucos meses.
Calma, não comecem já a pensar que é estúpido e quero tirar a fralda precocemente porque não é nada disso. O objetivo da Higiene Natural não é promover o desfralde precoce - o desfralde acontece apenas quando a criança estiver preparada para tal. Quando imposto pelos adultos, pode resultar em posterior regressão, o que é péssimo para a criança.
Mas voltemos ao tema, a Higiene Natural consiste em perceber os sinais do bebé para o colocar no penico para fazer as suas necessidades. O que não o impede de as fazer em qualquer lugar pois continuará sempre a andar de fralda, que só lhe é tirada no momento de ir ao penico. Ou seja, não quero que a minha filha me peça para ir ao penico, eu é que tenho de compreender quando ela precisa de o fazer. Segundo praticantes de HN, caso não nos seja possível tirar a fralda em determinado momento do dia, não tiramos e pronto [esta é uma das minhas questões, eu considero mais viável que após começar com HN não se deve quebrar só porque não dá jeito no momento - mas ainda ando apenas em pesquisas].
É muito mais confortável [e higiénico] para o bebé fazer cocó para um penico do que para a fralda. Se a fralda fosse confortável todos nós andaríamos com uma e perdíamos menos tempo em deslocações à casa de banho.
Claro que, mais tarde, a prática de Higiene Natural irá ajudar no desfralde porque os pais já conhecem os sinais de quando os filhos necessitam de fazer as suas necessidades mas, inicialmente o desfralde não tem absolutamente nada a ver com o assunto. Até porque em processo de desfralde não andamos a retirar a fralda apenas no momento de casa de banho, tiramos e vamos lembrando a criança de que é necessário ir à casa de banho de vez em quando, evitando que se distraia a brincar.
A Higiene Natural evita as cólicas, uma vez que os pais podem segurar no bebé com as perninhas ligeiramente levantadas, facilitando assim a saída das fezes. O processo é ainda facilitado para os pais de meninas, que não têm pilinha a precisar de ser empurrada para baixo.

Só vejo um problema, a questão que referi acima: o facto de poder ser praticada apenas de forma parcial - quando há disponibilidade - A minha questão é que, depois de a criança se habituar, não se sentirá confortável em sentir a fralda suja.
Preocupa-me a questão da creche, porque é obvio que Higiene Natural não é prática de um local com 10 bebés. No entanto, acho que talvez o bebé se consiga habituar e associe que penico só em casa.
Já aderi ao grupo de FB "Bebe sem Fralda - Brasil Higiene Natural", onde vou acompanhando o testemunho de outras pessoas que praticam HN.
Acredito que já haja pessoas contra esta prática, algo que é sempre bom ler para perceber outros pontos de vista mas ainda não me foquei muito no assunto. Por enquanto tenho andado apenas a pesquisar testemunhos de quem o faz.

Há por aí leitoras que pratiquem Higiene Natural? Deixem o vosso testemunho ;)

Imagem retirada do Google
Praticando ou não Higiene Natural, penico a Caetana já tem. Mas só porque herdou o meu 😛



Sem comentários:

Enviar um comentário