segunda-feira, 5 de junho de 2017

Ser feliz

Eu sou feliz!
Não tenho tudo o que gostaria, tenho o essencial para ser feliz!
Passei a ser mais feliz quando comecei a dar mais valor ao que tenho e a pensar menos no que poderia ter.
Não sou milionária por isso, materialmente falando, não posso ter exatamente tudo o que queria!
Mas posso ser feliz com o que tenho e, graças a Deus, nunca me faltou nada. Veremos o essencial para ser feliz:

  • Nunca passei fome;
  • Sempre tive teto;
  • Sou casada e feliz com o meu marido;
  • Estou grávida;
  • Eu e o meu marido partilhamos a mesma opinião/ valores quanto à educação que queremos dar à nossa filha;
  • Temos três cães: um pequenino dentro de casa e dois maiores fora;
  • A nossa casa tem três quartos: o nosso, o da Caetana e o de visitas - o essencial visto vivermos no mesmo sítio que a família dele mas a 100km da minha.
Quando algo me corre mal, tento sempre ver o que posso retirar de positivo. Nem sempre é possível e, quando não é, não tenho outro remédio a não ser adaptar-me à situação e não me vitimizar para que, quem me rodeia, não tenha pena de mim - detesto que tenham pena de mim!
Eu também choro quando preciso de chorar. Choro no momento em que algo corre mal e não há lado positivo [umas vezes não há mesmo, outras sou eu que só os vejo mais tarde], depois adapto-me porque a vida continua! Não ando eternamente a ter pena de mim porque não é isso que me vai resolver a situação.

Falando de uma situação real da minha vida onde há algo positivo: estou a dar AEC'S [Atividades de Enriquecimento Curricular], recebo pouco dinheiro mas só trabalho 1 hora por dia, e não trabalho terças - dias de consultas de gravidez. Podia encarar a situação de duas formas:


  1. Bolas, recebo tão pouco, que miséria!
  2. Boa, recebo algum e estou praticamente à porta de casa. Ainda por cima só 1 hora por dia, em princípio, se Deus quiser, vou poder cumprir o contrato até ao fim sem precisar de meter baixa. Melhor ainda: nem preciso de faltar para ir às consultas que são a 100km.
O ordenado é o mesmo, a forma como encaro a situação é comigo! Cabe-me encará-la pelo lado positivo ou negativo!
Claro que eu encaro o segundo ponto de vista - o lado positivo da questão - e estou bastante satisfeita. Dentro da minha condição de grávida, tive aqui uma ótima hipótese de ganhar algum dinheiro e, ainda por cima, na minha área. Não estou colocada como professora, mas trabalho com crianças!

Nós não podemos ser vítimas dos males que nos acontecem na vida.
Se queremos ser felizes temos de encarar os aspetos bons da nossa vida e deixar de pensar no que podíamos ter ou fazer se a nossa vida fosse diferente.
Não é "Eu ia para o ouro lado do mundo durante um mês se ganhasse o euromilhões" mas sim "Eu vou para outra zona do meu país 1 semana para sair da rotina e espairecer a cabeça". São destinos e tempos diferentes? São, mas são férias, é descanso!
Se começarmos a pensar mais "Eu sou feliz porque..." em vez de "Coitada de mim porque..." vão ver que tudo parece melhor e mais fácil de resolver.

2 comentários:

  1. Eu ainda estou na fase de tentar valorizar as partes boas :) Nem sempre é fácil libertarmo-nos da espiral de medo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nem sempre é fácil, mas temos de ser fortes!
      Se não lutarmos pela nossa própria felicidade, ninguém o fará por nós 😊
      Beijinho de força

      Eliminar